Conexão Lia Nagel

terça-feira, 14 de maio de 2013

DICAS NETWORKING: PÁGINA OU PERFIL NAS REDES SOCIAIS




O site Conexão Lia Nagel selecionou algumas dicas de como manter o perfil profissional nas redes sociais de forma positiva e construir desta forma o seu marketing. Todas essas dicas têm o intuito de ajudar a você em seu processo de mitigação de certos erros clássicos e recorrentes que são cometidos nas redes sociais. Posturas diferenciadas devem ser adotadas para se alcançar seus objetivos profissionais.
Veja a seguir algumas dicas:


Ao criar um perfil em uma rede social voltada para o mundo corporativo (exemplo do Linkedin) se detenha aos assuntos estritamente profissionais. Restrinja ao máximo certos comentários ou citações da sua vida pessoal.


Insira sempre fotos apropriadas e saudáveis. Fotos de momento com a família, viagens e festas podem ser bem vindas, desde que preservando a privacidade e intimidade de cada um. As fotos mais sensuais devem ser evitadas.


Quando for adicionar alguma pessoa ao seu círculo de amizades, seja sempre muito claro e sincero de onde o conhece ou de quem partiu a indicação do nome dele e o porquê quer adicioná-lo ao seu círculo de amizades. Procure selecionar pessoas que tenham interesses comuns ou que possam colaborar para sua melhor inserção no mercado de trabalho (contatos potenciais).


Também, é muito salutar manter uma rede de contatos adicionais de profissionais, que podem atuar em áreas diferentes da sua, no entanto, esses contatos podem ser muito úteis para o seu crescimento e aperfeiçoamento profissionais, principalmente contatos relevantes, de grande destaque e que futuramente, sirvam para indicar você a uma pretensa vaga.


Sugiro que faça parte de redes de elite ou “global green room” que agregam profissionais Sênior com qualificações superiores as suas. A troca de conhecimento, experiências e informações com membros dessas redes de elite podem aquilatar seu currículo e proporcionar amplitude em seu círculo de contatos.
Toda cautela é pouca no mundo virtual!



Evite sempre expor opiniões radicais, discriminatórias, preconceituosas, violentas ou participar de grupos, comunidades ou páginas que induzam a esse tipo de ideia ou comportamento. Cuidado com os “recrutadores”! Isso poderá prejudicar a sua imagem e a de seus contatos.


Preserve a sua imagem física, moral, pessoal, profissional. Tudo o que você publica em seu mural demonstra sua personalidade, seus hábitos, sua postura, seus pensamentos.


As suas postagens devem estar condizentes com o tipo de perfil (profissional), com suas áreas de interesse, com seus objetivos. Publique sempre informações úteis e, de preferência, relacionadas com a sua profissão ou formação.
Muito cuidado quando quiser algum emprego ou participar de algum processo seletivo. Demonstre o interesse com muita sutileza, sem expressar desespero em querer o emprego.


Nunca publique críticas ofensivas aos seus antigos chefes, empresas ou órgãos que já trabalhou. Esse tipo de postura expressa extrema falta de educação e não é bem vista em futuros empregos.


Autopromoção em exagero, exacerbação de vaidades e superioridade são erros totalmente condenados em qualquer pretenso candidato a emprego ou a profissional respeitado.
Contenha-se nas horas de “desabafo”! Desabafar é bom, mas somente com os amigos mais íntimos, nunca em redes sociais!


Bastante cuidado com a forma da sua escrita, com sua linguagem. Observe sempre se há erros gramaticais em suas publicações. Isso pode destruir uma carreira!


Mantenha-se sempre muito bem informado, atualizado, globalizado e interessado em aprender mais. Compartilhe artigos e publicações úteis, informativas e atuais.


Um bom conselho: Caso você tenha outras contas ou perfis na Internet, que sejam pessoais ou privadas, não associe ao seu perfil ou conta profissional. Isso pode causar um “conflito de interesses”, até mesmo acabar com sua carreira.
Lembre-se que você pode controlar e adequar o conteúdo do que você escreve e publica, contudo, não pode fazer o mesmo com relação ao seu círculo de amigos. Não dá para ter o controle absoluto de tudo e de todos em suas redes sociais, mesmo com os mecanismos de pré-análise e de ponderação e privacidade de conteúdo.


É melhor adotar a separação de perfis pessoais nas redes sociais dos perfis profissionais. Você deve ter em mente que quando você se propõe a criar um perfil ou página nas redes sociais, a exposição de “parte” de sua vida é inevitável. Por esta razão, tudo que você publicar em sua página ou perfil deve ser antecipadamente bem estudado, elaborado, criterioso de forma a não macular a sua imagem (e carreira).


Dica: de vez em quando, é sempre bom acessar sites de busca (a exemplo do Google) e inserir no mecanismo de pesquisa o seu nome. Observe o que existe de publicações com seu nome e veja se não há nada (fotos, vídeos, publicações, etc) que possa comprometer a sua imagem profissional. Fazer esse “filtro” é muito importante para se evitar problemas ou constrangimentos, caso haja algo muito privado e íntimo circulando pelo mundo virtual.

Fonte: Lia Nagel





















2 comentários:

  1. Mesmo sabendo que não devemos misturar perfil pessoal com profissional, muitas vezes caímos em armadilhas. Precaução nunca é demais no mundo virtual.
    Excelente publicação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu querido Bruno, mas temos de nos policiar para não queimarmos nossa imagem e reputação nas redes sociais. Sempre estou chamando a atenção para esse assunto, pois acho de extrema relevância para bons e saudáveis relacionamentos virtuais. Muito obrigada pela comentário estimulador! Você sempre é muito atencioso comigo! Beijo.

      Excluir