Conexão Lia Nagel

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Computadores e videogames podem provocar danos à saúde

Usar estes aparelhos em excesso pode provocar insônia, desconforto e ressecamento dos olhos

As pessoas que passam várias horas em frente ao computador podem desenvolver diversos problemas de saúde. Entre os mais frequentes estão os danos à visão. Segundo especialistas, o olho seco é uma reclamação comum entre os usuários de computador, pois a lubrificação da córnea é afetada pela redução da quantidade de piscadas por minuto - que ocorre em função da concentração exigida para o trabalho na tela.


De acordo com a oftalmologista Lavínia Leitão Bandeira (foto abaixo), sintomas como ardência, desconforto visual e vermelhidão são típicos de pessoas que usam o computador durante muitas horas. Isso acontece porque toda vez que o usuário fixa os olhos em algum ponto, ele pisca menos. Dessa forma, as lágrimas que hidratam os olhos evaporam, provocando a falta de lubrificação da córnea.
Em alguns casos, a pessoa chega a piscar menos do que a metade de vezes recomendadas por minuto. "Piscando cerca de 20 vezes por minuto, os olhos ficam bem lubrificados. Já tive pacientes que, na frente do computador, piscavam sete vezes neste intervalo de tempo", afirma Lavínia.

A especialista destaca que, como a tela é formada por pontos luminosos exibidos em frequências diferentes, a variação da intensidade luminosa provoca a contração e a dilatação da pupila. Essa atividade sobrecarrega os músculos dos olhos. "A distância ideal para a formação da imagem na retina é de seis metros. Quando estamos à frente do computador, ficamos muito próximos à tela e, por isso, o esforço é maior", explica.
O fenômeno provoca a chamada miopia transitória, mas, até o momento, os estudos ainda não comprovam se o dano pode ser definitivo. "Devido ao crescimento do número de míopes no Brasil, vários especialistas estão investigando a relação da patologia com o hábito de jogar videogame ou usar computador." No Brasil, a dificuldade para enxergar de longe atinge cerca de 30% da população. Em países como o Japão e a China, os índices chegam a 70% e 60%, respectivamente.
Como prevenir?
Página de uma comunidade de um site de relacionamento
De acordo com a oftalmologista, o tempo ideal para o uso de computador e videogame é de duas horas por dia. No entanto, como a tecnologia é usada no trabalho, nas escolas e nos momentos de lazer, a população extrapola o período recomendado na frente do monitor. "Quem trabalha pode ficar até oito horas na frente da tela. Como não dá para evitar o uso, a pessoa pode tomar alguns cuidados para preservar a saúde dos olhos, como descansar entre 10 e 15 minutos a cada hora trabalhada."
A higiene do equipamento também deve ser levada em conta. A especialista explica que a poeira na tela pode provocar irritação e alergia nos olhos ao atingir a superfície lacrimal. A tela deve ser mantida na altura dos olhos e a iluminação do ambiente deve ser regular, para evitar a constante dilatação e contração da pupila.
O ressecamento dos olhos também pode ser provocado por causa de clima seco, vento, poluição e ar condicionado. O uso de medicamentos de combate à depressão e à ansiedade pode reduzir a produção lacrimal e causar o desconforto. Uma das formas de reduzir a desidratação ocular é utilizar as chamadas lágrimas artificiais. Neste caso, a recomendação de Lavínia é optar pelos produtos sem conservantes. Quem usa óculos ou lentes de contato pode se informar sobre os tipos especiais que são próprios para uso ao computador.
Como o problema pode ser causado por diversos fatores, a recomendação é fazer o acompanhamento preventivo com um oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. Além do cansaço visual, o uso em excesso de computadores e videogames também pode provocar conjuntivite alérgica e viral.


Insônia


Neurologistas alertam: o uso do computador à noite, antes de dormir, pode afetar o sono. De acordo com a neurologista Celeste Negrão, especialista em medicina do sono, esse hábito afeta, principalmente, crianças e adolescentes. "Quem usa a internet antes de dormir, por exemplo, acaba deitando mais tarde e pode encontrar dificuldades para dormir. Isso acontece porque os estímulos do computador atrapalham a produção dos hormônios relacionados ao sono, como a melatonina."
O problema não para por aí. A noite mal dormida provoca déficit de atenção, cansaço e mau humor. Em crianças e adolescentes, a insônia pode ser responsável pela queda do rendimento escolar. Para evitar esses transtornos, a recomendação da neurologista é evitar o uso do equipamento à noite. "O ideal é não usar. Mas, se isso não for possível, é preciso limitar o número de horas, no caso das crianças e adolescentes, e fazer uma pausa a cada hora em frente à tela."
Fonte: Acessa


Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia
O ideal é que a tela do computador fique na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo. Nunca acima! A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto, mas seu corpo não deve ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar pressão na nuca e dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.
Por que meus olhos ardem quando fico durante algumas horas na frente do computador?
Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar, o que leva ao ardor e ao desconforto visual. Por isso, nunca se esqueça de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um vídeo na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário