Conexão Lia Nagel

terça-feira, 19 de abril de 2011

Páscoa !!!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Sem esquecer também, dos chocolates, coelhinhos, ovos de páscoa, bombons, mensagens, cartões e muita festa.

O ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas também simboliza o começo do universo. Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como símbolo de sua seita. Outra corrente assegura que o ovo é símbolo pascal inspirado no costume chinês de colorir ovos de pata, para celebrar a vida que deles se origina.


Ovos eram cozidos e comidos durante os festivais do antigo Egito, Pérsia, Grécia e Roma. Coloridos, eram presenteados para celebrar a chegada da florida primavera, depois do inverno branco no Hemisfério Norte.

Estas culturas tinham o ovo como emblema do universo, a palavra da suprema divindade, o princípio da vida.

Vários costumes associados à Páscoa não existiam até o século XV.

Acredita-se que os missionários e os cruzados trouxeram para a Europa Ocidental o costume de presentear com ovos. Na época medieval, eram pintados de vermelho para representar o sangue de Cristo.

Os cristãos adotaram esta tradição e o ovo passou a ser o símbolo da tumba da qual Jesus ressuscitou.

Ovos de chocolate começaram a aparecer no século XVII. Ovos de plástico recheados de ovos de chocolate ou bombons surgiram na década de 60.

Significado da Páscoa:

A Páscoa (do grego Pessach, significando passagem) foi comemorada primeiramente pelos hebreus (judeus) representando a libertação deste povo da escravidão em que viviam no egito. Mais tarde, devido a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu durante a páscoa judáica, os cristãos passaram a comemorar a páscoa representando a vitória de Cristo sobre a morte, sua libertação e passagem para uma nova vida.

Com o decorrer do tempo, e expansão do cristianismo, alguns símbolos de rituais pagãos de outros povos foram ligados a Páscoa. Alguns povos comemoravam nesta época a passagem do inverno para a primavera, e, como parte das comemorações era costume oferecer e receber ovos coloridos, que representavam a vida e a fertilidade que esta estação do ano trazia. O coelho foi adotado como portador deste ovos por se tratar de um animal notoriamente fértil. Ao longo do tempo, os ovos de pato ou galinha foram sendo substituídos por ovos de madeira, prata e até mesmo ouro decorados com pedras preciosas, até que, com a chegada das indústrias de chocolate, passaram a ser produzidos com esta matéria prima. O chocolate se tornou, então, um dos símbolos da páscoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário