Conexão Lia Nagel

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Água: Fonte de Vida


A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).

A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra.

Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.



Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.

Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

O Ciclo da Água

A água é um bem essencial á vida na Terra, foi nela que acerca de 3800 milhões de anos surgiu a vida. No nosso planeta, é um recurso abundante, no entanto, apenas uma pequena parte serve para o consumo do homem. A água encontra-se distribuída por vários reservatórios tais como oceanos, lagos, rios e atmosfera entre os quais existe uma circulação contínua da água, a essa circulação da água chamamos o Ciclo da Água, responsável pela sua renovação no nosso planeta. A água é um recurso abundante no nosso planeta indispensável á vida. Na natureza a água pode apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso não estando, no entanto, distribuída uniformemente.

Na Terra, 97,3% da água está nos Oceanos, sob a forma de água salgada, sendo no entanto imprópria para o consumo do homem. Os restantes 2,7% são água doce, mas desta 3\4 estão contidos nos icebergues e glaciares sob a forma de gelo. Só 1\4 desta água doce pode ser usada pelo homem, estando esta parte diminuta sujeita á poluição tornando-se não potável.

A água distribuída nestes reservatórios naturais está em constante movimento de uns reservatórios para os outros a esse movimento designamos Ciclo da água ou também chamado Ciclo hidrológico, que decorre em varias etapas:
- Primeiro, devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. Aí o vapor de água arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens.
-Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitaçãochuva, neve ou granizo.
-Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes. Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou ingerindo água directamente., esta água regressa de novo à atmosfera através darespiração etranspiração dos organismos.

Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos const ante a quantidade de água no nosso planeta.

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário