Conexão Lia Nagel

domingo, 21 de outubro de 2012

Mudanças hormonais da mulher


As mulheres podem apresentar uma série de sintomas físicos e mentais relacionados a alterações hormonais.


Durante os anos reprodutivos, os hormônios femininos apresentam ciclos altos e baixos de produção todos os meses. Também ocorrem duas mudanças hormonais importantes ao longo da vida das mulheres: durante a gravidez e na menopausa.
Além disso, certas doenças, como o hiper e hipotireoidismo, são mais frequentes no sexo feminino.

Entre outras funções, os hormônios promovem alterações necessárias ao metabolismo feminino e ao ciclo reprodutivo.

Quando ocorrem as variações hormonais, algumas mulheres apresentam sintomas, sendo os mais frequentes:
Ciclos irregulares: períodos menstruais irregulares, excesso ou diminuição de fluxo menstrual podem ser sintomas de problemas hormonais.

Infertilidade: as condições hormonais podem afetar a capacidade reprodutiva. Procure um profissional se apresentar dificuldades para engravidar.


Alterações de peso: ganho ou perda de peso sem causa conhecida pode ser sinal de várias alterações, inclusive hormonais.


Alterações de humor: irritabilidade, raiva, depressão ou ansiedade que surgem periodicamente podem ser devido a alterações hormonais, entre elas a tensão pré-menstrual (TPM), problemas de tireóide, gravidez ou menopausa.


Alterações no cabelo: Aumento de pêlos em determinadas áreas do corpo, como na face, costas, dorso e abdômen, podem ser sintomas de excesso de hormônios masculinos, causados por doenças como o ovário policístico. Perda de cabelos pode ser devido a alterações na tireóide.


Mudanças na pele: acne ou pele seca pode ser sinal de alterações hormonais.


Alterações intestinais: constipação ou diarréia e aumento do número de evacuações podem ser sintomas de alterações da tireóide.


Descarga mamilar: a produção de leite fora da gravidez e do período de amamentação pode indicar alterações da glândula pituitária. A descarga mamilar unilateral de secreção sanguinolenta pode ser sinal de câncer de mama.


Alterações na libido: um aumento ou diminuição da libido pode estar relacionado aos hormônios. Secundariamente, alterações dos níveis hormonais podem levar a secura vaginal, interferindo na vida sexual.


Alterações de temperatura: aumento da sudorese e ondas de calor pode ser sinal de menopausa. Intolerância ao frio pode ser secundária ao hipotireoidismo.


Se você apresentar qualquer dos sintomas acima, você deve procurar ajuda profissional. Existe tratamento para todas as alterações mencionadas.

Portanto, fique atenta ao seu corpo.

Fonte: Harvard Medical School Commentaries




Você está sofrendo de problemas como o Ciclo Menstrual Irregular?



A maioria das mulheres, vez ou outra se depara com este problema que é cada vez mais comum e tem sua origem ligada a outros problemas como estresse, tensão e ansiedade.



O ciclo menstrual irregular pode ser causado por alterações hormonais relacionadas a experiências passadas que deixaram trauma. Porém, a causa mais comum com a qual o atraso na menstruação está relacionado é mesmo o estresse, a tensão, medicamentos e a utilização medicinal da cafeína como anticoagulante do sangue.



O consumo da cafeína para fins medicinais diminui a intervalo mensal entre os ciclos. A flutuação nos períodos indica o começo de um rompimento da corrente natural de eventos hormonais que controlam o período menstrual.

Alguns dos fatores comuns responsáveis pela irregularidade dos períodos são:
- Ganho ou perda significativa do peso
- Exercício em excesso
- Síndrome de ovário/ predomínio de estrogênio
- Desnutrição (ou dieta com exagero de hidratos de carbono)
- Medicamentos
- Quimioterapia
- Cigarro/Nicotina/Tabaco
- Drogas
- Cafeína
- Alimentação desordenada
- Estresse
- Desequilíbrio Hormonal relacionado ao perimenopausa
- Parto
- Uso excessivo do álcool
- Disfunções uterinas

Se você estiver sofrendo de ciclo menstrual irregular, procure o seu médico para um tratamento adequado. A irregularidade do ciclo não é o único sinal de problema médico. O fluxo contínuo ou irregular é uma indicação de problemas na ovulação.

Se seu ciclo for irregular, marque uma consulta com o seu médico.



Fonte: Gestantes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário