Conexão Lia Nagel

domingo, 23 de maio de 2010

Perguntas e respostas sobre fimose


O QUE É FIMOSE?
É a condição da impossibilidade da criança ou do adulto de exteriorizar a glande do pênis ( cabeça do pênis ) pela presença de uma alteração da pele que recobre o pênis chamada de prepúcio que de forma congênita ou adquirida ao longo dos anos apresenta um estreitamento localizado.

O QUE PODE CAUSAR A FIMOSE?
Pode provocar a saída de uma secreção esbranquiçada pelo orifício da pele chamada de esmegma.Esta secreção é produzida por umas glândulas que estão presentes no pênis chamadas de glândulas de Tyson. São glândulas sebáceas localizadas na transição da pele do prepúcio e a glande peniana.

Pode causar em casos muito severos dificuldade para o ato de urinar quando ocorre o fechamento quase que total do orifício na pele do pênis.Além deste fato ocorre uma maior probabilidade de adquirir infecção urinária e doenças sexualmente transmissíveis.

A FIMOSE PREJUDICA O RELACIONAMENTO SEXUAL?
Quando existe uma condição de muita quantidade de pele no pênis com a impossibilidade de expor a glande , o homem apresenta geralmente um pênis mal cheiroso e com saída de muita secreção , o que torna o ato sexual prejudicado e algumas vezes pode ocorrer de inflamar e infeccionar o pênis durante a relação sexual.

O QUE É O FRÊNULO DO PÊNIS?
O frênulo do pênis ou chamado de "freio" do pênis é uma prega de pele de forma triangular que localiza-se na porção inferior da glande e faz a ligação da pele do prepúcio à glande do pênis.

O FRÊNULO PODE CAUSAR PROBLEMAS?
A presença desta pele pode provocar desconforto e dor ao ato sexual , principalmente em relações sexuais quando a mulher não apresenta-se com a região genital lubrificada. Além deste fato pode ocorrer a ruptura desta prega de pele e levar ao sangramento agudo desta região pelos vasos sanguíneos que passam pelo frênulo do pênis.

O QUE DEVO FAZER SE MEU PÊNIS COMEÇAR A SANGRAR INTENSAMENTE DURANTE O ATO SEXUAL?
Você deve imediatamente procurar um pano limpo e seco e comprimir a região sangrante com os dedos segurando vigorosamente. Após 5 minutos retire o pano e observe se estancou o sangramento.Caso tenha parado você deve agendar uma consulta com o seu Urologista.

Caso o sangramento persiste, você deve novamente comprimir a região e imediatamente procurar um pronto atendimento.Geralmente o médico urologista realizara umas suturas e cauterizações para interromper o sangramento e por vezes já realizará uma plástica na região , retirando este excesso de pele da região do frênulo prepucial.

QUAL A IDADE PARA OPERAR A FIMOSE?
A primeira coisa a se perguntar é será que meu filho tem realmente a fimose?
Pois muitas vezes ocorre somente uma aderência da pele à cabeça do pênis que se desfaz na maioria das vezes até os 3 anos de vida. Porém, quando diagnosticada com segurança a fimose deve ser tratada de imediato para aquelas crianças que apresentam outros problemas médicos urológicos que facilitam a ocorrência de infecção urinária.

Para as crianças saudáveis podemos aguardar até a retirada das fraudas ou optar por cirurgia somente na fase de vida adulta.

A grande causa de cirurgia na fase adulta refere-se às infecções genitais e doenças sexualmente transmissíveis.

COMO DEVO FAZER A HIGIENE DO PÊNIS?
A higiene deve ser realizada com a utilização de água e sabonete neutro sem realizar um vigoroso esfregaço para não retirar-se a camada gordurosa protetora da pele normal.
Naqueles homens com excesso de pele a higiene pode ser mais dificultosa.

O QUE É A CIRCUNCISÃO ?
Nada mais é do que a cirurgia de retirada do excesso de pele , também chamada de cirurgia de postectomia e a reconstrução do pênis com o objetivo de deixar a glande peniana descoberta parcialmente ou na sua totalidade.Existem diversas técnicas para realizar esta cirurgia que requer na criança da anestesia geral para que a criança submeta-se ao procedimento dormindo. No adulto realiza-se normalmente com anestesia local.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CIRURGIA DE CIRCUNCISÃO?
Corrige o problema da fimose, previne a possibilidade de infecção urinária, previne a ocorrência de inflamações e infecções no pênis, reduz o risco da ocorrência de câncer no pênis, reduz o risco da ocorrência das doenças sexualmente transmissíveis.

QUAIS AS DESVANTAGENS DA CIRCUNCISÃO?
As possíveis complicações pós operatórias da cirurgia era remoção irreverssível da pele do pênis retirada.

QUAL É A CONTRA INDICAÇÃO PARA A CIRURGIA DE CIRCUNCISÃO?
Todas as crianças que nascem com uma deformidade peniana ao nascer como a doença chamada de hipospádia. A hipospádia é uma malformação congênita manifestada pela terminação da uretra ( canal urinário ) em qualquer local da face inferior do pênis e determina a posição alterada da saída do canal urinário no homem.


Fonte: Uromedical



Fimose e parafimose

Em homens que não se submeteram a cirurgia de circuncisão (tratamento da fimose), a glande (cabeça do pênis) é coberta por um revestimento de pele conhecida como prepúcio.

A fimose é uma condição na qual o prepúcio fica firmemente esticado ao redor da glande, impedindo-a de ser descoberta livremente. A fimose acontece naturalmente.

Por exemplo, em meninos abaixo dos 4 anos de idade, normalmente é difícil se retrair o prepúcio. Porém, em meninos mais velhos e homens adultos, a fimose é ativada freqüentemente por uma infecção abaixo do prepúcio (conhecida como balanite ou balanopostite) ou por outras condições médicas como o diabetes.

A parafimose acontece quando um prepúcio apertado é retraído (atrás da cabeça do pênis) e então fica aderido, não permitindo que ele volte à condição anterior. Isto pode causar inchaço, dor e perda do fluxo de sangue à extremidade do pênis. Se o prepúcio não pode ser empurrado para trás em sua posição natural, uma lesão séria pode acontecer.

Quadro Clínico
A fimose é normalmente indolor. Porém, um prepúcio muito apertado pode interferir com a micção (ato de urinar) ou com o desempenho sexual. Além disso, a fimose pode tornar a limpeza sob o prepúcio difícil para o homem que pode ter uma infecção da pele mais facilmente.

A parafimose normalmente resulta em um inchaço doloroso do prepúcio e da cabeça do pênis. A perda severa do fluxo de sangue para a cabeça do pênis pode ser reconhecida por uma cor arroxeada que normalmente indica emergência médica.

Diagnóstico
O médico pode diagnosticar a fimose e a parafimose durante o exame físico.

Prevenção
A fimose pode ser prevenida através da boa higiene. Isto inclui se retrair o prepúcio completamente e limpar debaixo dele durante o banho.
A parafimose pode ser prevenida recolocando-se cuidadosamente o prepúcio em sua posição de repouso toda vez que ele é retraído. Se acontecer a parafimose, a circuncisão é freqüentemente feita para impedir que ela ocorra novamente.

Tratamento
A fimose que não causa sintomas não requer tratamento. Isto é especialmente verdade nas crianças. Se um menino não supera a fimose ou há problemas com a micção ou a higiene, o tratamento com certos cremes e pomadas, como a hidrocortisona, pode ser efetivo.

Em alguns meninos mais velhos e homens adultos com fimose, a boa higiene e o rápido tratamento das infecções representam a mais importante manobra para prevenir problemas mais sérios. Alguns homens têm sintomas persistentes e a cirurgia corretiva (circuncisão) precisa ser feita.

Se a parafimose acontece e o prepúcio não pode ser empurrado para trás em sua posição normal, o cirurgião pode precisar fazer um procedimento de emergência para criar uma incisão aliviadora no prepúcio (reduzindo o inchaço), ou executa circuncisão.

Qual médico procurar?
Procure um urologista se você:
Tem dificuldade em retrair seu prepúcio ou limpar debaixo dele;
Desenvolver uma infecção debaixo do prepúcio;
Retrair seu prepúcio e não puder empurrá-lo para trás em sua posição normal;

Prognóstico
É provável que a fimose em uma criança jovem melhore por si só. Em adultos, a fimose não melhora a menos que uma cirurgia seja executada ou a infecção seja tratada.

Como observado acima, a parafimose às vezes torna-se uma emergência médica, e uma lesão permanente ao pênis pode acontecer se você não buscar atenção médica imediata.


Fonte: Dr. Mário César Prudente Leite - 
Hospital Policlin




Nenhum comentário:

Postar um comentário