Conexão Lia Nagel

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como anda a sua produtividade?


Em tempos de muita pressão por resultados, metas a serem cumpridas cada vez maiores e prazos para realizá-las cada vez menores, os profissionais se vêem sufocados pelo excesso de tarefas e exigências no ambiente de trabalho.
Isto faz com que às vezes percamos o foco sobre o que realmente é importante e passamos agir por impulso e sem critérios muito objetivos, deixando de lado tarefas e ações muito importantes para realizar tarefas que no momento parecem ser mais urgentes.
Tudo isto influi negativamente em algo que é essencial na avaliação do profissional: a sua produtividade.

Os principais fatores que desviam a atenção dos profissionais e diluem o seu já escasso tempo são, entre outros motivos: telefonemas e e-mails desnecessários, reuniões improdutivas, tempo no trânsito, conversas paralelas e sem importância.

A falta de organização e de planejamento são as principais causas desta situação que afeta cada vez mais profissionais.

Há algum tempo já existem até cursos que ensinam a como organizar a agenda, priorizar as tarefas, delegar ações e gerenciar o próprio tempo.

Porém, com uma certa dose de perseverança, organização e motivação, é possível conseguir melhorar a sua produtividade sem precisar fazer um curso.
Como?
Preparamos um guia rápido para te ajudar nesta missão:

1) O primeiro passo é conscientizar-se da sua situação atual.

2) Faça uma avaliação realista sobre qual é o seu nível de organização e produtividade atual e em que nível você gostaria de estar.
3) Relacione o que mais atrapalha e toma o seu tempo.
4) Exercite executar suas tarefas de acordo com uma ordem de prioridades de importância,
por exemplo: letra A – muito importantes, letra B – importantes, letra C – pouco importantes.
5) Tenha calma e perseverança. Para quem não está acostumado, começar a se organizar requer ter que adquirir certos “rituais” que no começo parecem aumentar o trabalho mas com o tempo você perceberá que isto vai ajudar a otimizar o seu tempo e melhorar o seu desempenho profissional.

Ser desorganizado além de atrapalhar o desenvolvimento das suas tarefas, faz com que você perca a credibilidade perante seus colegas e chefes.


Portanto, buscar a eficiência é importante para o seu sucesso profissional.

Sucesso!

Fonte: Tom Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário