Conexão Lia Nagel

Pesquisar neste blog

Tradutor - Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

Mãe de qualquer idade: sempre é a mais linda de todas!


Que mulher não se envaidece quando é elogiada pelos filhos, marido ou namorado? Quando as linhas de expressão e rugas começam a abalar a auto-estima, ou quando os ‘pneuzinhos’ fazem com que a pessoa se ‘esconda’ dentro de camisetas largas, é hora de tomar uma atitude. “Envelhecer é um processo natural. Mas, quando se cultiva a auto-estima, quando a pessoa sente prazer em se cuidar, então os anos vão se somando sem qualquer constrangimento. Manter o corpo em boa forma, estabelecer cuidados diários com a pele, adotar uma dieta saudável e um estilo de vida equilibrado são essenciais nos dias de hoje”, diz Fabrício Torres, cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Torres ressalta que a qualidade do profissional é determinante para a segurança do procedimento e para se obter bons resultados. “Procedimentos aparentemente fáceis de serem executados podem levar a sérios danos – muitas vezes irreversíveis – quando realizados por profissionais oportunistas”, diz o especialista que aponta, a seguir, os principais problemas e soluções das mães modernas, por faixa etária.


Dos 30 aos 40 anos
“Além da lipoaspiração e da prótese, a cirurgia do abdome (abdominoplastia) e faz necessária, principalmente mulheres que tiveram gravidez múltipla – que acentua a flacidez da pele e o comprometimento do músculo etoabdominal, resultando no temido ‘estômago alto’. O interesse pela toxina botulínica para tratar aquelas ruguinhas finas e pés-de-galinha começa a surgir.”


Dos 40 aos 50 anos
“Nessa faixa etária, procedimentos de rejuvenescimento facial começam a se tornar interessantes. Além das aplicações de toxina botulínica para atenuar pésde- galinha, rugas finas na testa e entre as sobrancelhas, os preenchimentos faciais têm ótimas indicações, oferecendo resultados muito satisfatórios. Também são bastante requisitadas a blefaroplastia (cirurgia da pálpebra), que melhora significativamente a região dos olhos, eliminando aquela impressão de cansaço, a cirurgia do abdome e as mamoplastias – sendo que a redução mamária e a elevação das mamas (mastopexia) também são muito procuradas.”


Dos 50 aos 60 anos
“O rejuvenescimento facial deverá ser feito com procedimento de ritidoplastia (lifting facial). Hoje em dia, há várias técnicas disponíveis, desde as menos agressivas (minilifting), passando pelos procedimentos endoscópicos, até aqueles que tratam de maneira global a face da paciente (procedimentos clássicos). Preenchimentos diversos e cirurgias Para melhorar o contorno corporal ainda são muito realizados.”


Dos 60 anos em diante
Nos últimos anos, como os idosos se tornaram mais participativos, cultivando intensa vida social, eles passaram a manifestar a vontade de ter uma aparência mais jovial, compatível com sua jovialidade de espírito. Técnicas de rejuvenescimento facial e cirurgias de contorno corporal têm atendido aos anseios de um grande número de mulheres nessa faixa etária. Não raro, senhoras de oitenta e poucos anos aguardam nas salas de espera dos consultórios de cirurgia plástica.”

Mamães belas e enxutas
A maternidade está no sonho de quase todas as mulheres, mas há as que adiam uma gravidez temendo a não recuperação do corpo que tinham antes da gestação. Mas, hoje, a medicina estética ‘resolve’ este problema com cirurgias pós-parto. Se antes as mulheres se casavam e dedicavam suas vidas apenas aos filhos, marido e às obrigações domésticas, sem se preocupar com a aparência, hoje elas fazem tudo isso, ainda trabalham e cuidam cada vez mais da estética e ‘engordam’ as estatísticas das mamães que aderem às cirurgias plásticas pós parto.


As intervenções ocorrem para que o corpo volte a ser como antes da gestação ou até melhor. O cirurgião plástico Jaime Anger, do Hospital Israelita Albert Einstein, diz que as cirurgias pós-parto são recomendadas às mulheres que não se sentem felizes com o corpo após uma gestação, mas para que não haja decepção é necessário que se respeite o tempo de recuperação do corpo, que passa por alterações hormonais e adaptação anatômica após a gravidez. “O tempo de espera entre um parto e uma cirurgia plástica deve ser, em média, de 6 meses, e 1 mês após o período de amamentação. 


Este período serve tanto para a adequação do corpo como para a decisão final da mamãe”, acrescenta o cirurgião. É fundamental a avaliação médica antes de qualquer intervenção cirúrgica para que todas as dúvidas sejam sanadas. O cirurgião deve saber sobre as expectativas da paciente, inclusive se há o desejo de uma nova gravidez, pois em caso positivo aconselha-se o adiamento da cirurgia para que o trabalho não precise ser refeito. 



As cirurgias mais procuradas pelas mamães são as para a estética dos seios, mamoplastia redutora e implante de silicone, e as abdominais, lipoaspiração e minidermolipectomia, que retira uma parte do abdome inferior. Se nenhum empecilho for detectado pelo médico, nada impede que mais de uma cirurgia seja feita de uma só vez. O medo das mudanças ocorridas no corpo durante a gravidez já não são é mais desculpa para o adiamento da maternidade. As técnicas de cirurgias plásticas estão cada vez mais avançadas, atendendo as expectativas de mulheres exigentes.


O cirurgião Jaime Anger alerta que, além das intervenções cirúrgicas, outros cuidados devem ser tomados: “As atividades físicas são grandes aliadas durante e depois da gestação, e uma dieta equilibrada após o parto ajuda na preparação do corpo para a cirurgia plástica”, finaliza.

Fonte: Lia Nagel; Dr. Fabrício Torres, cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica







2 comentários:

  1. Amei a reportagem!!!!! Bjsssss
    Eluzabeth Nagel Soriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa!!!!!!!!! Amei muito você ter deixado um comentário minha querida!!! Sua opinião é muito importante para mim, principalmente porque somos "tão próximas"!!! rsrssrrs
      Isso me estimula e eleva minha auto estima! Obrigada por comentar e curtir!! Mil beijos e Deus te abençoe sempre!

      Excluir