Conexão Lia Nagel

Pesquisar neste blog

Tradutor - Translate

sábado, 20 de dezembro de 2014

Sobrancelha: a moldura do rosto




As mulheres querem se livrar dos pelos em diversas partes do corpo, mas no caso da sobrancelha o cuidado é diferente: o objetivo é manter um desenho bem feito e em harmonia com o rosto. Afinal, a sobrancelha é a moldura do rosto!




A sobrancelha pode ajudar a:

- Afinar o rosto 

- Diminuir o tamanho do nariz 
- Diminuir o tamanho da testa 
- Levantar a pálpebra 


Selecionamos algumas dicas valiosas para tirar os pelos sem erros, consertar ou disfarçar falhas e imperfeições.

Primeiro passo - você vai precisar de:

Lápis Pinça Escovinha TesouraAntes de começar:
  • Prenda seus cabelos para que você tenha total visão do seu rosto.
  • Encontre um local bem iluminado. Dê preferência a luz natural, pois assim você conseguirá tirar todos os pelinhos.
  • Se você não tem costume de fazer a sobrancelha, coloque gelo no local antes de começar, isso ajudará a diminuir um pouco a dor.














O passo a passo básico para sobrancelhas perfeitas



Para escolher o formato ideal da sobrancelha é preciso considerar alguns fatores, tais como formato de rosto e quantidade de pelos. O designer de sobrancelhas Marcelo De Mari recomenda que isso seja feito no salão, ao menos na primeira vez. Depois fica mais fácil fazer a manutenção em casa. Entretanto, é possível definir algumas regras gerais, como você vê nas fotos a seguir.

1. Posicione o cabo de um pincel passando pelo ponto mais alto das sobrancelhas. Para conseguir equilíbrio e simetria você deve igualar a altura das duas, diminuindo a mais alta.







2. Posicione o pincel junto a base do nariz, o ponto onde o pincel tocar a sobrancelha é onde ela deve iniciar.



3. Para descobrir o ponto mais alto do arco, olhe para frente e trace uma reta com o pincel junto a base do nariz passando rente a íris. Onde o pincel tocar a sobrancelha é o local do início do arco.

4. Para verificar o local em que a sobrancelha deve terminar, posicione o pincel junto ao canto da boca, passando pelo canto do olhos. Onde o pincel tocar a sobrancelha é o local do final do arco. Marque os pontos encontrados com um lápis de olho.

5. Pelos funcionam como bloqueadores de luz, retire o excesso com uma navalha elétrica, para iluminar naturalmente o olhar.

6. Em seguida, com a ajuda de um pente próprio para sobrancelhas, apare os pelos cuidadosamente com uma tesoura. Muitas vezes os fios estão longos e se você começar usando a pinça, vai acabar retirando fios que só precisavam ser aparados.

7. Utilize uma boa pinça, a de ponta transversal é a ideal para modelar as sobrancelhas. Faça a extração no sentido do nascimento dos pelos.



8. Para diminuir a irritação e vermelhidão após a retirada dos pelos use um gel calmante apropriado a este fim.


9. Defina ainda mais o desenho pintando com um lápis marrom de sobrancelha as cerdas de uma escovinha. Penteie os fios já pinçados com a escovinha.



10. O olhar ganhou força e expressão. Mas lembre-se, a ideia é valorizar a sobrancelha apenas definindo seu formato natural.










Sobrancelha bem feita é tudo. É uma das maneiras mais fáceis de valorizar e equilibrar as formas do rosto, melhorando a expressão, e também a primeira etapa para um make-up irretocável, do mais básico ao fashion. Mas esse trabalho, que parece simples para muita gente, pede mãos habilidosas. Afinal, um errinho pode derrubar o visual todo. O ponto de partida para acertar a dupla é fazer uma análise da pessoa. Considerar a etnia, cor da pele e do cabelo, o formato dos olhos e a sua necessidade, como ampliar o olhar, por exemplo.


Segundo o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C. Kamura, em São Paulo, além do olho clínico o profissional deve respeitar a natureza de cada um. Portanto, nada de mudanças muito radicais. “Uma limpeza básica faz diferença até quando se tem poucos pêlos, pois evidencia e aproxima os fios que já existem”, explica Roosevelt. Para ele, o maior risco de estragar o desenho original está em afinar demais. Assim, a moderação é a base da boa modelagem, seja ela feita com pinça, cera depilatória, linha e até micropigmentação e coloração com henna.
Tira-dúvidas
• Na mulher madura – Sobrancelha muito grossa envelhece o rosto, pois faz parecer que a pálbebra está caída. “Uma boa limpeza pode até adiar a cirurgia plástica”, brinca o expert do salão C. Kamura


• Com pequenos defeitos – Deve-se limpar, sim, mesmo quando há marcas. Para o especialista existe diferença entre falha e pontos ralos. “A primeira é causada por queda ou cicatriz de acidente e até raspagem com lâmina. Nesse caso, o profissional deve tirar apenas em volta da falha, nunca muito próximo. Já os últimos são características das sobrancelhas que começam retas e depois se espalham, como a das orientais. Mas ao serem delineadas corretamente acaba-se com a sensação de que faltam pelinhos.


• Escuras demais – A solução é clareá-las com um truque de make-up: aplicar corretivo com pincel e bem de levinho para quebrar o escurão. Outra tática é usar tinta especial para cílios no tom próximo da raiz dos cabelos.


• Muito finas – “Vale a pena indicar estimulante de crescimento, como o da Talika, e retirar o menos possível, para não afinar mais ainda”, indica Roosevelt.
Para iniciantes
Quem ainda não domina bem o assunto pode usar a regra geral ilustrada acima: colocar um lápis na lateral do nariz, imaginando uma linha vertical (A). O ponto de encontro com o supercílio indica o início. Depois, fazer uma reta do canto do nariz à parte externa da íris (B), determinando o ponto de curvatura. Para saber onde a sobrancelha deve terminar, alinhar o lápis da parte externa do nariz à ponta externa do olho (C).


Outra dica para saber onde começa e onde termina a estrutura do supercílio: riscar com o lápis uma moldura na sobrancelha. O que ficar fora do contorno é excesso e deve ser removido. Também há moldes, como os da marca Antonoff, que ajudam nessa etapa. A partir daí inicia-se a operação limpeza. Nestas páginas você acompanha o trabalho feito com pinça.
Branca


Geralmente a sobrancelha de louras e morenas de pele clara segue a textura do cabelo, ou seja, liso e controlado. Como respeitar a natureza é essencial, o profissional deve controlar o impulso de modificar radicalmente o desenho. “Apenas eliminar os fiozinhos a mais, definindo melhor o formato, já traz grandes efeitos”, garante Rossevelt, do C. Kamura. Cuidado ainda para não afinar e arquear demais, o que deixa o olhar envelhecido e arregalado.
Negra
A sobrancelha de mulatas e negras tende a ser mais rebelde e encrespar, assim como o cabelo. Aqui continua valendo a dica de retirar o mínimo possível de fios, para não errar nem deixar o visual artificial. Na hora de modelar, atenção para não puxar os fios que fazem parte da linha original do supercílio. O melhor caminho é a naturalidade, conquistada com limpeza sutil.
Oriental
Nas representantes orientais os fios da sobrancelha são grossos e nascem espetados para baixo. O cuidado é o mesmo: não exagerar na limpeza, para não afiná-la demais. Isso porque supercílio fino desfavorece o rosto redondo e os olhos sem côncavo definido, características da etnia. A espessura ideal é a mais cheia, que ajuda a unir os fios, cria desenho harmonioso e amplia o olhar.
.

Manutenção


“Nunca tire a primeira vez sozinha”, alerta Kaká Moraes. As pequenas manutenções até podem ser feitas em casa – como a retirada dos pelos muito fora do desenho -, mas uma visita mensal a um profissional é recomendada para limpar a área sem alterar o formato. “Quem acerta sempre em casa pode afinar demais”, diz o maquiador do MG Hair. “É preciso cuidado, a sobrancelha é importante e define o olhar”, completa.

Ficou torta: o que fazer?


Uma sobrancelha mais fina que a outra ou comprimentos diferentes estão entre os problemas mais comuns. Nesses casos, “o pior é querer arrumar”, diz Kaká. Segundo ele, se a sobrancelha está com alguma imperfeição, o melhor a fazer é esquecê-la por algum tempo e “deixá-la de molho” até os pelos crescerem novamente. Mas o maquiador também lembra que as duas sobrancelhas nunca ficam idênticas.

Para disfarçar falhas


A ausência de pelos pode ser contornada com maquiagem. Usando um pincel chanfrado e úmido passe sombra cinza ou marrom – de acordo com a cor do pelo – por cima da sobrancelha. E para deixar os fios mais arrepiados no lugar é indicado o uso de máscara para cílios transparente.

Como recuperar os pelos

Por erros na depilação, fatores hereditários ou hormonais algumas pessoas perdem parte dos pelos da sobrancelha. Mas já existem tratamentos que revertem o problema.
Se os fios estão mais finos e escassos é possível tratar a área com laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento. Alguns produtos para uso tópico também funcionam, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Mas se a região não apresentar mais pelos, a solução é o implante de fios.

Tonalização


Nada de tentar combinar a cor da sobrancelha com os cabelos! Com a tintura, os fios podem ficar avermelhados e pouco naturais. O processo só é recomendado caso os pelos sejam muito claros ou falhados. O produto utilizado é específico para a região próxima ao olho e aplicado por profissionais.

Melhores técnicas para depilar

A melhor opção, segundo a dermatologista Valéria Campos, é a pinça. Ela diz que as depilações mais traumáticas e de impacto podem afetar o crescimento dos fios.
No caso da cera, além de ser difícil selecionar quais pelos saem e quais ficam, a pele do rosto sofre mais agressão. A técnica pode causar flacidez na área depilada ao longo do tempo, segundo Kaká. 
Já o laser só é indicado para tirar pelos da área entre as sobrancelhas, acima do nariz. É difícil fazer o desenho com precisão com estas máquinas. A proximidade dos olhos também é um fator de risco a ser observado.



Algumas dicas:

cOMO TIRAR SOBRANCELHAS SEM DOR?

CREME HIDRATANTE

Passe um creme hidratante na sobrancelha antes de tirar, passe normal como se estive massageando a pele ao redor da sobrancelha, isso ajuda a amenizar a dor.
GELO
Talvez a melhor maneira de não sentir dor, fique com o gelo na região da sobrancelha durante dois minutos, vai “anestesiar” e você praticamente não vai sentir nada ao puxar os pelos.
POMADAS ANESTÉSICAS
Quem nunca ouviu falar em xilocaína e lidocaína, né? Muita gente usa antes de fazer furos de piercings para amenizar a dor. Você pode usá-la também na região da sobrancelha para diminuir a dor causada pelo arrancamento dos pelos.
Mas antes de usar é necessário seguir agumas dicas
  • Peça orientação para sua dermatologista e verifique com ela se você pode usar o produto. Se ela aprovar, solicite uma receita médica para que você possa comprar a pomada tranquilamente;
  • Tenha cuidado para não cair nos olhos;
  • É preciso aguardar 20 minutos para a pomada começar a fazer efeito;
  • Limpe bem a região antes de começar a tirar a sobrancelha, para facilitar a retirada.


 




ROSTO OVAL: sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados.
ROSTO REDONDO: fugir das sobrancelhas finas que deixam a face mais rechonchuda e apostar nasangulosas.
ROSTO QUADRADO: sobrancelhas angulosas, retas com uma curva mais acentuada na ponta.
ROSTO LONGO: sobrancelhas mais retas, horizontais.
ROSTO CORAÇÃO: sobrancelha angulosa ou curvada.
ROSTO TRIANGULAR e DIAMANTE: sobrancelha mais arredondada e arqueada.




Fonte: Google; IG; Beleza&Saúde; Lia Nagel

Um comentário:

  1. "adorei a explicação do passo a passo para tirar a sobrancelha...."

    ResponderExcluir