Conexão Lia Nagel

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que nosso cabelo muda no verão?



Toda mulher sabe que o cabelo muda no verão. Mas você sabe por que isso acontece e que é possível prevenir todo o estrago? A especialista Gisele Barbosa, dermatologista pela Escola de Medicina da USP, dá as explicações na entrevista a seguir. Ela fala sobre como o calor age nos fios e influencia seu crescimento, além de dar as dicas para mantê-los saudáveis na praia, a exemplo das famosas que não abrem mão de curtir na areia e no mar, porém, estão sempre com as madeixas lindas!

É verdade que a textura do cabelo muda no verão? Por quê?
Existe sim diferença de textura e de queda no cabelo no verão. Há causas comportamentais e fisiológicas para esse evento. A mais importante, mas que pode ser prevenida, é a falta de cuidados que a maioria da pessoas deixa de ter durante o verão. Isso acontece porque a estação está relacionada a férias, praia, piscina, dieta inadequada, poucas horas de sono. Com tudo isso, os cuidados com o corpo – e aí se inclui o cabelo – ficam de lado.

Quais fatores próprios do verão mais agridem os fios?
Ficamos o verão todo agredindo o cabelo com o sal da água do mar, o cloro da piscina e os raios ultravioletas do sol, que danificam e ressecam o fio, podendo até alterar a cor do cabelo, deixando-os mais avermelhados ou mais esverdeados dependendo da cor prévia do fio.

Qual a melhor maneira de evitar toda esta agressão durante a estação?
O ideal seria fazer uso de produtos com filtro solar específicos para cabelo, que aderem ao fio e não saem na água (nas embalagens está escrito “produto queratinizado”) ou mesmo com produtos que contêm silicone (como o dimeticone), que ajudam a evitar danos aos cabelos.

Mesmo no nosso período de férias, nunca devemos nos esquecer de usar protetor solar de qualidade também nas madeixas. Como tudo em medicina, prevenir ainda é a primeira opção: a mais eficaz e a mais barata.

Outra dica importante, é que tem gente que acha que estará protegida se usar só xampu ou creme condicionador com fator de proteção. Gente, não se esqueça de que eles são de enxágue e vão literalmente para o ralo. Por isso, uma opção melhor é o leave-in com proteção solar.

Como usar o leave-in da maneira correta?
Escolha um adequado para seu cabelo e para o tipo de proteção desejada. Compre um de qualidade para que não deixe seu cabelo pesado ou com aparência de “sujo”. Passe apenas nas pontinhas e também ao longo dos fios. Assim como o condicionador do banho, nunca passe no couro cabeludo. Para deixar bem claro, o leave-in não substitui o xampu nem o condicionador.

Qual a relação da luz solar com o crescimento do cabelo?
Durante o verão, a luz solar estimula maior produção de melatonina, um hormônio relacionado ao sistema reprodutor e ao crescimento do cabelo. Por isso, o cabelo cresce mais na estação. Por outro lado, quando o verão acaba, há menos estímulo da luz solar e como consequência esses fios que cresceram mais rápido irão cair alguns meses depois. Na medicina, chamamos este processo de eflúvio telógeno. Mas não se preocupe, pois este é um evento esperado e os fios que caírem serão substituídos em breve por novos fios.

Por causa do calor, costumamos prender mais o cabelo no verão. É verdade que manter os fios presos muito tempo pode prejudicá-los?
É verdade. Prender o cabelo pode quebrar os fios ou mesmo marcar aqueles que têm tendência a ficar mais ondulado. Quando for preciso prendê-lo, evite aqueles elásticos comuns finos, que instantaneamente destroem os fios ao serem retirados.

Resumindo, se der, não prenda. Se prender, deixe meio frouxo e o prendedor deve ser revestido com tecido para não puxar demais e quebrar os fios. Além disso, não passe o dia todo de cabelo preso e nem os prenda molhados.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário