Conexão Lia Nagel

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas para aproveitar o inverno com mais sáude

Você sabia que lavar as mãos evita a contaminação pelo vírus da gripe? E que colocar no sol as roupas que ficaram muito tempo guardadas ajuda a prevenir alergias? Existem hábitos simples que podemos adotar no nosso dia-a-dia e que proporcionam uma vida mais saudável.

A nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, preparou 10 dicaspara fazer com que as doenças de inverno passem longe de você.

1. Evite lugares fechados e mantenha os ambientes sempre ventilados. A menor umidade do ar e a aglomeração de pessoas em lugares fechados nos deixam mais expostos a vírus e bactérias.

2. As roupas guardadas desde o inverno passado acumulam poeira e ácaros, então para evitar alergias respiratórias antes de usá-las lave e as deixe no sol.

3. Para evitar o acumulo de poeira limpe a casa diariamente. Passe pano úmido no chão com algumas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta. Mantenha a casa arejada.

4. Mantenha-se agasalhado e evite alterações bruscas de temperatura que podem piorar desordens respiratórias.

5. Para aumentar a umidade do ar coloque em um recipiente: água fervente e folhas de eucalipto e deixe embaixo da cama ou atrás do sofá. Assim além do ar mais úmido aproveitamos os efeitos do eucalipto em facilitar a respiração.

6. Use soro fisiológico para lavar os olhos e narinas para evitar irritações. Além do frio, a umidade e a poluição contribuem para o aumento das infecções respiratórias.

7. Lave sempre suas mãos! O vírus da gripe é transmitido por contato direto, aperto de mão, objetos contaminados, tosse e espirro. Lavar as mãos diminui essa transmissão. Use em álcool em gel se não houver local para lavar as mãos.

8. Coma bem! Com uma dieta balanceada, rica em cereais integrais, frutas, verduras e legumes você fornece nutrientes para fortalecer as defesas do seu organismo.

9. A prática regular de atividade física é importante para a manutenção da saúde. Exercícios regulares estimulam o funcionamento do sistema imunológico nos deixando mais resistentes a gripes e infecções. Alguns estudos mostram que caminhadas diárias de 20 a 30 minutos podem reduzir o número de vezes que ficamos gripados.

10. Se já estiver resfriado, para ter alívio dos sintomas descanse bastantee aumente a ingestão de líquidos. O descanso ajuda nosso organismo a reagir contra os vírus.

Siga essas dicas e viva com saúde neste inverno!

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário