Conexão Lia Nagel

Pesquisar neste blog

Tradutor - Translate

domingo, 9 de janeiro de 2011

Transforme o estresse em um aliado da sua saúde

Não adianta. Pensou em estresse, pensou em bronca de chefe, engarrafamento, tarefas se acumulando, contas a pagar, casa bagunçada e haja espaço nesta página para caber tanto aborrecimento. Mas especialistas alertam: quanto mais você pensa no estresse de forma negativa, mais fica irritado. Agora, pasme: pesquisas comprovam que o estresse pode ser bom para sua saúde, muito mais do que você imagina. Basta saber gerenciá-lo.

Em estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ratos submetidos a rápido e intenso estresse ficaram mais fortes para enfrentar gripe. Os pesquisadores associaram o resultado ao ser humano. Segundo eles, em curto período de tempo, o estresse poderia reduzir riscos de desenvolver diabetes, doenças do coração, câncer e Alzheimer. Isso porque o corpo, quando em estado de alerta, dispara o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções.

 . Foto: Getty Images

Em curto período de tempo, o estresse poderia reduzir riscos

de desenvolver diabetes e doenças do coração.


"É um erro chamar o estresse de doença", garante a presidente da Associação Brasileira de Estresse e professora de psicologia da UFRJ, Lúcia Novaes. Segundo ela, o estresse se divide em fases de alerta, resistência e exaustão. Manter-se na primeira é o indicado.

"As outras etapas revelam o lado ruim do estresse, que deixa o organismo fraco e suscetível a doenças, podendo se tornar problema mais grave, o estresse crônico. Já a primeira fase tem o poder de preparar o corpo para reagir contra o fator que gera estresse. É uma mudança benéfica que corpo sofre", explica.

De acordo com Novaes - que é co-autora do livro Estresse ao Longo da Vida -, para não chegar ao estresse crônico, é preciso ter atenção nos aspectos fisiológico, comportamental e emocional. No primeiro, basta investir em alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

"Investir tempo livre em lazer e saídas com amigos, não pensar em trabalho quando chegar em casa e questionar o pensamento catastrófico, transformando-o em positivo, também ajuda a fazer com que o estresse se torne um aliado", completa Novaes.

Positivo
Conheça os benefícios do estresse a curto prazo:

Relacionamentos
Facilita adaptação do casal
Aumenta afetividade com parceiro
Estimula sexualidade
Torna relações mais respeitáveis
Valoriza amizade
Estimula o companheirismo

Profissional
Faz com que o trabalho seja desafiador
Ajuda a produzir mais e melhor
Aumenta possibilidades de promoção
Diminui a passividade

Saúde
Auxilia no desenvolvimento de aptidões físicas
Estimula busca por bem estar
Melhora sistema imunológico
Retarda envelhecimento da pele
Evita a obesidade
Melhora humor

Negativo
Fique alerta aos sintomas:

Físicos
Aumento da pressão arterial
Palpitações
Doenças cardíacas
Tremores
Asma
Gastrite
Insônia
Dores musculares

Psicológicos
Ansiedade
Tristeza
Irritabilidade
Insatisfação no trabalho
Depressão
Impaciência

Comportamentais
Rupturas de relacionamentos
Fobia social
Incapacidade de dialogar
Consumo de álcool e drogas






Nenhum comentário:

Postar um comentário