Conexão Lia Nagel

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dicas de beleza para os homens

Hoje, o público masculino constitui o mais novo grupo de consumidores de produtos de beleza. Cuidar da aparência já não é mais coisa de mulher; os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à imagem. Prova disso são os resultados da pesquisa realizada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que demonstrou que o setor de beleza masculina no país movimenta cerca de R$ 800 milhões, que corresponde a aproximadamente a uma fatia de 10% do mercado de cosméticos nacional.

Para fazer a barba, é necessário escolher os produtos certos. Foto:Reprodução

A fisiologia masculina possibilita que processo de envelhecimento da pele aconteça de maneira mais lenta que o das mulheres. Isso, porque os níveis de oleosidade da epiderme são maiores, assim como a concentração de colágeno e elastina na derme. Essas características acarretam em poros mais abertos e na tendência à acne e proliferação de bactérias. Por esse motivo, o primeiro passo para ter uma pele bem cuidada, é lavar o rosto com um sabonete líquido facial, sempre que a oleosidade do rosto estiver excessiva.


Na hora de fazer a barba, é imprescindível utilizar um creme de barbear. Ele amacia os pêlos, fazendo a lâmina deslizar com mais facilidade, sem danificar a pele. Cada vez que um homem se barbeia, remove a camada hidrolipídica, que protege a pele. Portanto, é essencial a escolha de um bom produto, que prepare a pele e minimize esse fato, evitando irritações e inflamações. Depois de fazer a barba, é importante lavar bem o rosto com água fria e aplicar um produto pós-barba no rosto e pescoço, que hidrata e suaviza a pele, além de auxiliar na cicatrização da pele e na renovação das células. As loções pós-barba devem ser escolhidas de acordo com o tipo de pele de cada um. O mercado já disponibiliza produtos adequados para cada tipo de pele, em versões creme e gel, para proporcionar um efeito mais eficaz. Os produtos que contém muito álcool devem ser evitados, pois desidratam e ressecam a pele, antecipando o envelhecimento.A utilização do filtro solar é indispensável, não só para os homens. Os cuidados com a pele devem incluir o uso diário do protetor no rosto e nas outras partes do corpo que ficam expostas ao sol.

Os homens têm se preocupado cada vez mais com a aparência. Foto:Reprodução


Depois dos 40 anos, o organismo do homem começa a sofrer um declínio na produção e renovação do colágeno, diminuindo o tônus da pele e a beleza dos cabelos. Uma dica para reduzir esses efeitos é consumir 10g de colágeno hidrolisado por dia. À noite, antes de dormir, é fundamental fazer a limpeza da pele, com um sabonete apropriado e algum produto específico para retirar as impurezas acumuladas durante o dia. Depois, pode-se aplicar um bom creme hidratante ou um anti-rugas


Cuidados com a pele dos homens. Foto:Reprodução

Ainda há aqueles que procuram algo mais que os cuidados básicos para a pele. Retirar os pêlos rebeldes das sobrancelhas e cuidar das unhas também são atitudes importantes para quem quer manter uma aparência limpa e bem cuidada. Investir em um bom corte de cabelo, que se adapte ao tipo do fio e ao formato do rosto garante uma boa imagem.

Beleza Masculina . Foto:Reprodução



Outras dicas:

Num contexto geral os homens exercem preconceito com a beleza masculina, com isso eles não permitem que sejam bem tratados. Por isso aqui vão algumas dicas para a classe de homens que não se importam em cuidar da beleza e estética de si mesmo.
A grande maioria dos meninos e boa parte dos homens gostam de usar gel nos cabelos, mas é bom manter um certo cuidado, pois o uso excessivo desse produto pode sobrecarregar com químicas os cabelos, ou seja, o gel acaba abafando o couro cabeludo. Mas, para quem não fica sem gel a dica é começar a usar o musse hidratante para os cabelos.
Muitos homens reclamam para fazer a barba, e para evitar a inflamação dos pelinhos e poros comece a fazer a barba na hora do banho, porque o vapor vai
facilitar o barbear abrindo os poros e amaciando os pelinhos. Os homens que usam barba devem usar sabonetes que não possuem sal para não
manchar os pelos. Para aqueles que não gostam de utilizar tinturas de cabelo, os xampus tonalizantes são ótimas dicas para quem quer esconder os fios brancos. Quem tem muita sobrancelha pode apará-la e, às vezes até usar a pinça para limpar a área que contém excesso, claro que a sobrancelha de homem não deve ser desenhada.
Já os meninos que abusam do boné, aí vai um alerta, o boné esquenta e abafa a cabeça tornando os cabelos oleosos, quanto menos vocês usarem bonés, menos terão os cabelos oleosos. No inverno os homens racham e assam a boca, portanto façam o uso dos hidratantes labiais diariamente na estação.


O homem atual é vaidoso e liberal. Quer estar em evidência (como as mulheres) mantendo um perfil masculino muito diferente do passado. Prova dessa afirmação é o crescimento do comércio de beleza e estética voltada para atender o consumidor masculino - há uma infinidade de produtos e tratamentos, clínicas e academias especializadas. De acordo com a terapeuta estética Adriana Tavares, do Yes Jardins, a sociedade atual também cobra um padrão de beleza para os homens.

E eles acabam por vontade própria ou não - aderindo a essa ideologia, porque temem ficar out of fashion (fora da moda). O homem sabe que para se adequar aos novos padrões de beleza, precisa ter uma barriga tanquinho, pernas firmes, e braços definidos, salienta Adriana.


Paulo Paes, hairstylist do Yes Jardins vê com bons olhos essa transformação e acredita que as mudanças representam uma quebra de paradigma em nossa sociedade machista, que há bem pouco tempo recriminava tais práticas. Há cinqüenta anos era inconcebível o homem preocupado com os cabelos, pele, corpo. Isso representa uma evolução na sociedade. Que mulher resiste ao homem bem cuidado? E por que o homem não pode ser vaidoso?, diverte-se Paulo.

Por pensar no homem - seja um metrosexual assumido, aquele vaidoso enrustido, ou ainda, o desleixado, é que o Yes Jardins revela os segredos e truques da sua clientela masculina homens mais elegantes, bonitos e charmosos.


Quais os segredos e truques?

Fios Brancos: Para esconder aqueles indesejáveis fios de cabelos brancos com efeito de envelhecimento, a dica é o uso de tonalizantes. Além do aspecto natural, não danifica os fios e hidrata. Para os homens que gostam do efeito grisalho Richard Gere, os cuidados se resumem às próximas dicas.

Cortes de cabelos: Dar preferência a cortes de cabelos desfiados, com o comprimento entre 3 a 4 centímetros em média. Por quê? É o corte perfeito, já que pode se adequar a qualquer situação, desde um jantar de negócios até uma balada.

Manutenção dos cabelos: Fazer hidratações. O uso de máscaras de hidratantes ajuda a repor os nutrientes, devolve o brilho e a maciez, além de fortalecer a raiz e ajudar no crescimento. A continuidade do tratamento em casa também é indicada. Faça uso de xampus e condicionadores especiais, levando em conta o tipo de cabelo. Pense que será um investimento!

Pêlos das sobrancelhas: Retirar o excesso dos fios das sobrancelhas – quando necessário. É importante frisar que retirar o excesso não é o mesmo que desenhar a sobrancelha - hábito este que as mulheres têm e que gera um aspecto de delicadeza. Pêlos das sobrancelhas aparadas melhoram o visual, dão aspecto de limpeza e leveza ao olhar e a todo o rosto masculino.

Pele do rosto: Fundamental fazer limpezas de pele, especialmente as acnéicas, com cravos e espinhas. Para este tipo de pele o ideal é que seja feita uma limpeza por mês.

Outros itens indispensáveis no kit de beleza do homem pós-moderno são: protetor solar, gel, ceras e pomadas para os cabelos, cremes para o rosto e o corpo, e um bom perfume.


Fonte: Terra e Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário