Conexão Lia Nagel

Pesquisar neste blog

Tradutor - Translate

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As verdades sobre: Regimes e Celulite


Quem não sonha em encontrar uma receita mágica para perder peso ou dar fim à praga da celulite?




Não é a toa que as farmácias vivem com as prateleiras repletas de produtos que prometem soluções para esse tipo de tormento.


Mas será que eles funcionam?

Os especialistas afirmam que não existe fórmula mágica.


Confira:


PORANGABA
A erva tem propriedades diuréticas. Portanto, faz perder água, e não gordura. "É uma falsa diminuição de peso", diz o endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Márcio Mancini.

SPIRULINA
Fabricante de cápsulas dessa alga marinha garantem que ela ajuda a controlar o apetite. Célia Nogueira, endocrinologista da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no entanto, duvida: "Não existe nenhuma comprovação científica".

QUITOSANA
Extraída da casca de crustáceos, como camarão e lagosta, essa fibra promete levar o organismo a eliminar gordura pelas fezes. "Ela tem essa propriedade. Mas o intestino possui mecanismos mais eficientes que fazem o corpo absorver a gordura", diz Mancini. Por isso, o produto não emagrece.

GÉIS REDUTORES
Indicados para tratar celulite e gordura localizada, contêm cânfora e mentol, que fazem os vaso sanguíneos se contraírem. "O corpo, para compensar esse efeito, aumenta a circulação no local. Isso ajuda a prevenir a celulite e o acúmulo de gordura", explica a fisioterapeuta Bianca Ribeiro, da Clínica Fisiobelle, no Rio de Janeiro. Ela ressalta que o gel ajuda a evitar, mas não reduz a gordura ou a celulite já existente. Quanto aos produtos que prometem redução de até 6 cm em 1 hora, a especialista é categórica: "Não passa de enganação. Como os vasos se contraem, pode haver uma redução momentânea de medidas. Mas, depois, o corpo volta ao normal".

SHAKE
Os fabricantes aconselham que se substitua uma das refeições do dia por esse composto de baixas calorias. "Os shakes de dieta podem ajudar a perder peso", diz Mancini. "O problema é que quem se utiliza deles não muda hábitos alimentares incorretos e, por isso, pode voltar a engordar".

CÁPSULAS DE BERINJELA COMPOSTA
Existe comprovação científica de que a beringela ajuda na diminuição do colesterol. "Mas ela não faz ninguém perder peso", diz Célia Nogueira.

CENTELLA ASIÁTICA
A planta medicinal é indicada para combater celulite e gordura localizada. "A centella ajuda a prevenir, e não a eliminar o problema", diz Bianca Ribeiro. Alguns cremes feitas à base dessa planta, segundo ela, têm de a 5% de eficácia, se aplicados sobre a pele limpa e esfoliada, pelo menos uma vez por semana.



O QUE RESOLVE:


Não tem jeito: para emagrecer ou diminuir a celulite, a solução é fazer dieta e exercícios.

"A pessoa deve ingerir alimentos menos calóricos, eliminar gorduras e fazer atividades físicas", diz Mancini. Ser menos rigorosa com as metas e ingerir muita água, também ajuda. "Muita gente tem expectativas exageradas. Atendi pacientes que queriam ser como modelos. Mas a constituição física delas era diferente. Não adianta querer virar uma delas", afirma a endocrinologista.


Fonte: MinhaVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário